Dia das Mães: flores que remetem a essa data

  • Home
  • Blog
  • Dia das Mães: flores que remetem a essa data
image

Maio é um mês em que sempre surge a dúvida de que presente dia das mães pode ser o mais adequado para elas.
Por mais que alguns entortem o nariz, o hábito de presentear flores vêm já de épocas antigas, dos primórdios da civilização humana. Inclusive é da Grécia antiga que se há registros de se condecorar e celebrar vitórias, ofertando flores. O mesmo era válido para festejos em nome de deuses.

Na Mitologia Grega inclusive, ofertavam-se flores à Réia, mãe dos deuses do Olimpo, justamente no início da primavera naquela região. 

Esse hábito de dar flores para o dia das mães persiste até os dias atuais, nas mais diversas culturas.

Uma particularidade da cultura nipônica é evitar de presentear cravos ou mesmo outras flores brancas para as mães, já que na cultura asiática é uma cor associada aos mortos. Flores brancas são destinadas às mães já falecidas, no Japão.

A data de Dia das Mães, como conhecemos atualmente, teve origem na América do Norte graças à Anna Jarvis, que criou um memorial e campanha em homenagem à sua mãe Ann, que foi uma grande ativista em prol da redução da mortalidade infantil dos filhos das trabalhadoras industriais. Durante essa campanha, doou em torno de 500 flores de cravo branco, a favorita de sua mãe, para as mães da congregação religiosa que fazia parte.

Mas e por aqui? Quais são as flores mais vendidas no dia das mães? Ou ainda, quais flores fazem mais sentido para essa data?

Tradicionalmente, as flores para mãe costumam ser rosas, lírios e tulipas em nosso país, por conta de florescerem bem nessa época.

A Rosa, sem sombra de dúvidas, é a flor mais popular no dia das mães justamente por conta do simbolismo que carrega. Sempre associadas ao amor, independente da cor, são as flores coringas para serem presenteadas: agradam desde as mães clássicas à mães modernas. Tons rosé e champanhe são bem adequados, uma vez que transmitem o sentimento de admiração, gratidão, ternura e charme. A tradicional vermelha simboliza admiração e amor profundos.
Para mães que gostam de opções inusitadas, rosas wasabi, completamente verdes, podem também ser uma opção!

image

Lírios também são associados ao amor, assim como as rosas, mas também possuem relação com o sagrado na liturgia católica. As brancas são símbolos de esperança, paz e pureza.

Tulipas também carregam significados espirituais de amor e fé, além de simbolizarem a prosperidade. As brancas representariam o perdão, e as roxas a nobreza.

image

Muitas vezes competindo com as rosas, as Orquídeas também são uma boa aposta para o Dia das Mães 2022! Assim como as demais flores já mencionadas, algumas das espécies de orquídeas mais populares costumam florescer em Maio. Em geral, representam elegância, refinamento e classe.

Para mães e filhos antenados nas mais recentes tendências no mundo da decoração e jardinagem, suculentas e/ou folhagens em cachepôs, suspensos em suportes de macramê são a pedida da vez!  

image

Outras flores que têm despertado a atenção de caçadores de tendências também são a orquídea colmanara e a protea. A protea inclusive é indicada para ser desidratada, caindo em outra categoria de flores que também está na moda, a das flores secas!

Flores desidratadas, suculentas, folhagens e bromélias inclusive são boas opções para as mães que não gostem tanto de flores, mas que não dispensam um bom verdinho em casa! Falando em verdinho, há uma suculenta com o apelido bem singelo de coração de mãe: é uma suculenta pendente, com pequenas folhas em formato de coração! Fica a dica!

Por mais que alguns neguem, flores que lembram as nossas mães despertam sim nossa memória afetiva! Que tal exercitar isso neste Dia das Mães, e celebrar a deusa da sua vida?

Não se esqueça de acompanhar nossas Redes Sociais para ver tendências e se manter sempre atualizado! Temos sempre dicas quentinhas!

26/04/2022

Newsletter

Receba promoções e dicas de decoração!