Qual é De Fato a Durabilidade Da Flor Artificial?

  • Home
  • Blog
  • Qual é De Fato a Durabilidade Da Flor Artificial?

Fique atento aos materiais, manutenção e armazenamento das suas flores artificiais para prolongar a vida útil delas!

Por mais que se diga que as flores artificiais tenham validade “indeterminada”, existem variáveis que podem causar uma maior ou menor longevidade do produto.

Sim, plantas artificiais não duram “para sempre”. Muitas pessoas pensam que as plantas artificiais nunca precisam ser substituídas, mas isso não representa a realidade. Plantas artificiais são propensas à deterioração e desbotamento, especialmente se estiverem constantemente expostas à luz solar e/ou chuva e não possuírem os materiais adequados para o uso prolongado em ambientes externos. Cores vibrantes (principalmente de pétalas das flores) começarão a desbotar depois de alguns meses ou anos, à medida que os pigmentos do tingimento começarem a se oxidar por conta dos efeitos dos raios ultravioleta (UV).

Algumas são feitas de tecido e plástico, enquanto outras possuem látex e espuma em sua composição. A espuma, principalmente de poliuretano, é altamente inflamável, então fique ciente de não expor esse material a fontes diretas de calor.

Mesmo os materiais mais duráveis para exteriores podem começar a desbotar, rachar, craquelar e/ou oxidar, em condições externas:

  • Se suas plantas artificiais forem feitas de seda resistente às intempéries, você pode esperar uma vida útil de dois ou três meses, antes que seja hora de substituí-las. 
  • Se suas plantas artificiais forem feitas de materiais como plástico ou tecido de poliéster, a longevidade vai depender de o material ser ou não tratado contra Raios UV: Se for tratado, espere uma vida útil em torno de 5 a 10 anos; se não for, espere uma vida útil de pelo menos 2 anos ou um pouco mais. As flores também: quando o tecido de poliéster não é tratado, porém é de alta qualidade, são flores que duram 2 anos em média, em ambiente externo.
  • Se não foi tratada com o spray anti Raios UV, então a planta, não importa o material, é mais suscetível a desbotar e perder suas formas e texturas em um tempo menor.

Então, afinal, daria para saber qual é o tempo de duração de uma flor artificial ou planta artificial?

É possível sim fazer estimativas, levando em conta a composição e tipos de materiais nos quais os itens sejam compostos, como explicamos acima, porém o outro fator que também irá contribuir muito para a longevidade dos produtos é como esses itens estão sendo cuidados e conservados:

  • Acúmulo de pó e sujeira interferem não só na estética dos itens, mas também ajudam a acelerar a corrosão e oxidação das superfícies.
  • Armazenar de forma imprópria pode gerar danos permanentes, como manchas, rasgos, fissuras, derretimento, ou até mesmo mofo e bolor nos produtos.
Enfim, flores artificiais para decoração, mesmo exigindo menos cuidados que as suas contrapartes vivas e frescas, precisam também de um mínimo de atenção quanto à escolha de ambiente e material, em combinado com a situação em que serão expostos.
Esperamos que possa fazer escolhas sábias, agora que tem um melhor conhecimento sobre o assunto!
Caso ainda tenha dúvidas, basta nos enviar em nossas Redes Sociais!
24/11/2022

Newsletter

Receba promoções e dicas de decoração!

Kazza Fiori usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.