Tipos de Argolas para Porta Guardanapos

  • Home
  • Blog
  • Tipos de Argolas para Porta Guardanapos

Diferenças e usos: conheça os materiais para deixar sua mesa mais bela!

Um item extremamente funcional durante as refeições se tornou também um acessório decorativo muito apreciado na montagem de mesas postas: Estamos falando dele, o porta guardanapo de mesa, principalmente o em formato de argola!

Os porta guardanapos são uma invenção, da classe média da burguesia européia dos anos 1800, feita para guardar lenços para higiene pessoal de forma que seu acesso seja fácil, rápido e prático.

Seu funcionamento é basicamente o mesmo em qualquer modelo: serve para manter organizado os guardanapos e evitar que voem e se espalhem pela mesa por conta da ação do vento, bem como para identificar a pessoa que está usando o respectivo guardanapo.

Naquela época, os materiais mais comuns para compor a argola para guardanapo eram a prata e a prata folheada. Marfim também era comum, no começo do século 19. Conforme seu uso foi se difundindo e ampliando, a gama de materiais dos quais é feito igualmente cresceu. Materiais como madeira, vidro e porcelana passaram a ser também usados.

Hoje em dia, dá para se ter uma ideia de como os mais variados tipos de materiais podem ser utilizados para compor o anel para guardanapo, podendo ser facilmente encontrado em aço inox, prata, plástico, tecido e até mesmo em barbante e fitas de juta.

Em geral, podemos organizar os aros para guardanapos em dois tipos: os Simples e os Elaborados, sendo que os dois podem abranger vários estilos, indo do minimalista e rústico ao sofisticado e luxuoso.

  • Simples

Costumam ser um anel liso com design básico e bem versátil para o dia-a-dia. Podem ser feitos de acrílico, madeira, alumínio, papel, porcelana, inox ou mesmo ser um porta guardanapo de crochê. Materiais de fácil limpeza em geral são normalmente os eleitos para essa categoria. 

  • Elaborados 

São argolas ornamentadas com pedrarias, pequenas esculturas, bibelôs, flores (naturais, secas ou artificiais), pérolas ou mesmo semi jóias. Mini suculentas artificiais, cristais, brasões, arte em aço escovado, tecidos nobres em nós e dobraduras elaboradas também podem estar aplicados ao anel, que costuma ser de um material mais nobre nesse caso.

Qual é o melhor material para o anel de porta guardanapos?

A aparência final é que irá ditar a qualidade do porta guardanapos. Quanto maior for a qualidade dos materiais utilizados na composição do item, consequentemente maior será a sua durabilidade, mas em geral os melhores materiais tendem a ser:

  1. Plástico 
  2. Madeira 
  3. Aço
  4. Prata

Seguindo essa ordem de durabilidade e qualidade.

Deve-se levar em conta também a ocasião de uso e também os custos para cada situação.

A faixa de preços inclusive costuma ser bem ampla, dada a variedade de materiais em que podem ser encontrados: Os de plástico, madeira, e tecido costumam ser os mais custo-benefício. Na ponta oposta, prata, inox, aço escovado, metais e pedras preciosas.

Além da ocasião de uso, é preciso também senso estético para combinar os porta guardanapos com os demais itens que irão fazer a composição da mesa, assim como com o ambiente como um todo.

Como vimos então, há uma grande variedade desse item disponível no mercado e nos mais variados tipos de modelos e materiais: Vale então estudar o resultado final que quer alcançar junto com a proposta de mesa que quer montar!

Precisando de mais informações sobre decoração, não deixe de nos seguir!
15/06/2022

Newsletter

Receba promoções e dicas de decoração!