10 Plantas e Flores Perfeitas Para o Natal!

  • Home
  • Blog
  • 10 Plantas e Flores Perfeitas Para o Natal!

Com Dezembro já quase dando as caras, e dois anos distantes de entes queridos, surge o sentimento já nostálgico de se reunir com a família e amigos para as festividades de Fim de Ano, e isso pode muito bem acontecer agora devido aos avanços da ciência que têm nos permitido novamente nos reunir aos poucos, seguindo os cuidados necessários.  

Essa necessidade de reconexão e fortalecimento de laços afetivos em torno do lar se refletiu ao longo desses anos também no setor de decoração. Houve a tendência de se usar apenas o essencial, o caseiro e retrô que trouxessem uma sensação de familiaridade e resgate ao passado, e também de se trazer para dentro de casa mais natureza e aconchego.

Disso, o que se prevê para este ano é um Natal mais intimista e discreto, não só pelo reflexo da pandemia como também pelo atual cenário econômico de muitos.

Nisso, aqui vão 10 Plantas e Flores de Natal que já são grandes clássicos de fim de Ano e também algumas ideias de decoração que com certeza irão despertar sentimentos nostálgicos em todos! Afinal, quem nunca teve um vasinho de Bico de Papagaio na varanda pleno Natal e verão tropical?

1. Amarílis

Amarílis tem caules longos e elegantes flores grandes que podem variar da cor branca a até um vermelho profundo, passando pelas variedades mescladas com as duas cores também. Ficam ótimas como centro de mesa de jantar, ou mesmo em mesas de recepção ou reunião de escritórios.

2. Poinsettia

Muito comercializada durante a época festiva, também é conhecida como flor Bico de Papagaio, Estrela de Natal e Flor de Natal. É uma das plantas mais utilizadas para a decoração de Natal tanto aqui como no exterior!

3. Lágrima de Cristo

É uma trepadeira com ramos longos e folhas, que dá flores brancas em forma cálice com as pontas vermelhas na extremidade. Muito utilizada para decoração de ambientes externos, treliças e gazebos, mas dão um charme se transformadas em guirlandas.

4. Mussaenda-vermelha

Arbusto de origem africana, tem como charme uma inflorescência central que   lembra bastante uma estrela, que costuma se destacar em meio às suas folhas vermelhas e verdes.

5. Samambaia
Fora da classe de plantas de Natal óbvias, as samambaias já totalmente adotadas pela tendência do “Jardim Urbano”, podem ser também usadas em guirlandas, dando uma contexto mais tropical à decoração Natalina.

6. Alecrim

Além de aromatizar o ambiente, esta é uma planta muito versátil, capaz de purificar e dar um toque todo especial nas comemorações de final de ano, sem falar que é o tempero especial de muitos assados da época! Ficam lindíssimas em guirlandas ou mesmo como porta guardanapos para compor a mesa posta.

7. Pimenteira
Na falta de azevinho, podemos muito bem adaptar e dar aquele tempero tropical ao Natal com pequenos vasinhos de pimentas vermelhas!

8. Suculentas
Queridinhas e suas coleções tidas como um hobby à parte, durante a quarentena, as variedades avermelhadas e arroxeadas podem muito bem também compor guirlandas!

9. Eucaliptos

Seguindo a linha de minimalismo e memórias sensoriais, também servem para aromatizar o ambiente, sem falar que dão também ao ambiente um ar boho-chic.

10. Pinheiro e suas Pinhas

Símbolo de tradição no Natal, impossível não mencionar nesta lista!
Enfeites de Natal com pinha são muito comuns nessa época, e impossível não querer se arriscar a criar algo também com elas: centros de mesa, guirlandas, lembrancinhas…
Para ambientes internos, pode-se contar com plantas similares como a tuia-holandesa que possui um porte mais reduzido e fica muito graciosa como pinheiro de Natal.

Esperamos que essa lista tenha revivido as memórias de seus Natais passados!
Para mais dicas e novidades, não se esqueçam de nos seguir em nossas Redes Sociais!

16/11/2021

Newsletter

Receba promoções e dicas de decoração!