Decorando Vitrines: 6 Idéias e Como Dar Aquele Toque Especial!

  • Home
  • Blog
  • Decorando Vitrines: 6 Idéias e Como Dar Aquele Toque Especial!

Quando pensamos em Vitrines para o nosso negócio, já temos uma vaga ideia em como atrair e despertar o interesse dos potenciais consumidores, afinal, ela é o cartão de visitas da loja e o que motiva o cliente a conhecer e ver seus produtos e novidades.
Mas mais que um mero acessório, o vitrinismo é uma ferramenta estratégica de venda e parte do chamado Marketing Visual/Visual Merchandising. Faça bom proveito dela para impulsionar suas vendas e se destacar no mercado!

Antes de ir apenas colocando todos os produtos mais vendidos do seu estabelecimento, é preciso encontrar e dar uma identidade para essa Vitrine, que mostre o conceito que o seu empreendimento carrega. 
Ela precisa se comunicar e fazer sentido para o seu público-alvo:
De nada adianta montar algo moderno se seu negócio segue uma linha mais tradicional, com compradores de perfil mais clássico.

Decorar vitrines não é uma atividade simples, requer não só criatividade como também um estudo e planejamento prévios. Priorize um item de destaque em particular, ao invés de amontoar seu catálogo inteiro no expositor, para evitar não só a poluição visual como também o excesso de informação para o seu consumidor final.

Todas essas informações são válidas para os mais diversos setores comerciais. Em especial para os Restaurantes, onde a Vitrine nem sempre exibe os alimentos que constam no cardápio, devemos prestar atenção em detalhes que casem com a Identidade Visual escolhida pelo empreendedor: não faz sentido decorar um fast-food com candelabros à luz de velas e vasos sofisticados.

1 - Pense nas cores (da fachada até as cores dos uniformes de seus funcionários) que tragam tanto aconchego, como também despertem o apetite do cliente, e por consequência,

2 - Pense na Iluminação de local, que deve ser direcionada para o que interessa:
Se o ambiente é mais intimista, usar uma iluminação mais baixa e fechada. Se o foco são Doces em um balcão, instalar focos de luz nele.

Na Ásia, onde é mais comum haver o mostruário do prato do menu no expositor, utilizam-se Réplicas de Alimentos conhecidas como “Sampuru”: Sample em inglês, significando “Amostra”.

3 - Alimentos Artificiais substituem a necessidade de usar alimentos reais, que são perecíveis e rapidamente perdem a sua beleza.

Por aqui, ainda é comum padarias refinadas e confeitarias deixarem à mostra Pães e Bolos que produzem, sem se lembrar que com as versões Artificiais existe a possibilidade de serem incorporadas no cenário/paredes e até teto do estabelecimento, dando um ar descontraído e descolado no ambiente.

Flores são já muito usadas para criar um clima caseiro, romântico, ou mesmo para retratar a estação do ano (no caso, a Primavera ou Outono) ou um evento temático (Dia das Mães e dos Namorados).

4 - Nem sempre é possível encontrar flores naturais nas cores que se quer aplicar na decoração da vitrine, por isso também é válido fazer o uso das opções Permanentes: além de oferecerem uma maior gama de cores, também estão disponíveis em tamanhos que não são encontradas na natureza. Elas também não produzem resíduos que podem atrair insetos como abelhas, formigas e até mosquitos, e consequentemente sujar e contaminar (no caso de alimentos, em centros de mesa de restaurantes) seus produtos.

5 - Vasos sempre são um acompanhamento que dão mais naturalidade às Plantas Artificiais, então caso queira uma decoração mais natural, invista em belos Vasos que fiquem bem coordenados com o estilo definido para a sua Vitrine.

6 - Uma tendência que veio trazida da jardinagem e decoração de interiores é a criação de Paredes Verdes, com Folhagens como Samambaias, Costelas de Adão e Avencas. 
Como mencionado para as Flores, faz-se o uso das opções artificiais para evitar não só sujar seus produtos, como também molhá-los por conta de regas constantes.
Neste tipo de vitrine, é possível tanto criar uma atmosfera tropical, como também um painel para outros tipos de cenários: do mais neutro ao mais surreal, como jardins de criaturas de contos de fadas, por exemplo.

Como vimos, há muitas possibilidades de se decorar uma vitrine! Esperamos que tenham se inspirado e anotado nossas dicas!!! 
Caso precisem conversar sobre Projetos, basta acessar nosso Projeto (Atacado) KF e entrar em contato com a gente nas nossas Redes Sociais. Até o próximo blog!

19/07/2019

Newsletter

Receba promoções e dicas de decoração!