Mundo Mágico do Macramê: o que é, e como usar na decoração?

  • Home
  • Blog
  • Mundo Mágico do Macramê: o que é, e como usar na decoração?

Ao contrário do Crochê e do Tricô, Macramê é uma técnica de tramar fios, cordas e malhas sem uso de ferramentas e máquinas. Usando apenas as mãos, diversos tipos de nós são atados e entrelaçados, criando um efeito de rendas com franjas.

O termo “Macramê” em si, tem origens de tecelões Árabe-Turcos do século VIII, sendo derivado das palavras “migramach” e “makrama”. Mais tarde, a técnica se espalhou pela Europa onde foi adaptado para o francês “Macramé”, significando “Nó”.

Mesmo sendo recente o seu aparecimento em tutoriais de D.I.Y. (Faça Você Mesmo) em Blogs e em vídeos do YouTube, é uma forma muito antiga de Tecelagem, que remonta ao tempo das cavernas, quando os nossos ancestrais começaram a produzir suas primeiras vestimentas.

O Macramê moderno mistura diferentes métodos, nós e variedades de fios, porém para peças mais simples, faz-se o uso de dois à quatro tipos de nós mais básicos do Macramê: Nó Duplo, Nó Festonê, Nó Quadrado e Nó Simples.

Com o Estilo Boho Chic (revival chique da Moda Hippie) em alta tanto na moda como na decoração, o Macramê é inclusive usado em mesas, altares e buquês de casamentos com esta proposta mais romântica.

Dentro de casa ou mesmo em ambientes corporativos é possível também agregar a versatilidade deste tipo de artesanato. Seja um estandarte pendurado na parede, ou mesmo um pequeno jardim suspenso, aqui vão algumas sugestões de uso dos macramês:

Trabalhado em um pequeno tronco ou vareta de madeira, torna-se uma bela peça decorativa para ser pendurada na parede, igual um Painel.

Pendurados no teto ou em uma barra, como Suportes de Vasinhos e Garrafas ou Plant Hangers, podem dar um ar mais confortante e descontraído ao ambiente. Unindo vários, pode-se elaborar um jardim suspenso, ou mesmo o efeito de Parede Verde (Clique Aqui para ver o nosso Post sobre Paredes Verdes).

Outra opção para pendurar, também, é a Prateleira com Suporte de Macramê. Podem ser colocadas em salas de estar e quartos, e são uma opção para locais onde não há espaço para prateleiras e estantes convencionais.

Combinada com lâmpadas, abajures e luminárias, podem criar um jogo de sombras interessante, já que possuem um design vazado e rendado.

Em forma de Sacolas, podem ser utilizadas como Fruteiras, ou mesmo como Bolsa Para Compras, ou ainda, para levar roupas e toalhas na Piscina, Praia ou Academia.

Uma cortina bem elaborada e entrelaçada com Flores pode se tornar um belo Backdrop (Fundo para Fotos) Para Casamentos, substituindo arranjos e luzinhas.

Outra possibilidade é criar Arranjos Com Flores, atando os buquês com nós, ou mesmo trançando uma pequena malha com franjas.

Na mesa de jantar, uma única peça longa e estreita pode servir como um belo Centro De Mesa. Nas cadeiras, pode ser usado como Encosto, substituindo capas de tecido.

É possível também ser aplicado em móveis, como Cadeiras, Redes, Biombos ou mesmo Balanços para crianças.

Na Moda em geral , há uma infinidade de artigos que podem ser confeccionados ou complementados com esta técnica: dos acessórios, como brincos, colares e cintos, até as peças principais. 

Inspirados com estas ideias? Podemos ajudar a torná-las projetos reais, com o nosso Projeto (Atacado) KF. E precisando conversar com a gente, acesse nossos canais de relacionamento e site! Nos vemos no próximo blog!

28/06/2019

Newsletter

Receba promoções e dicas de decoração!