Jardins Verticais, Paredes Vivas, Paredes Verdes: Os Queridinhos do Paisagismo.

  • Home
  • Blog
  • Jardins Verticais, Paredes Vivas, Paredes Verdes: Os Queridinhos do Paisagismo.
image

Os chamados Jardins Verticais, Paredes Verdes, Paredes Vivas ou ainda Ecoparedes, têm sido apontados como solução ecológica e sustentável do futuro para as cidades e grandes centros urbanos, uma vez que estes estão cada vez com menos espaço físico e solo disponível para o plantio, bem como cada vez mais carentes de coberturas verdes que absorvam o calor e poluição produzidos por nós.

Mas o que são as Paredes Verdes? Basicamente são uma estrutura espaçada da parede, (assim evitando possíveis infiltrações de água), que funciona como um suporte para várias plantas. Costuma ter irrigação por sistema fechado de recirculação de água e nutrientes, no caso das plantas naturais.

image

Longe de ser apenas uma intervenção paisagística, as Paredes Verdes também podem ser vistas como uma forma de arte.

Atualmente há vários outros mecanismos de instalação de Jardins Verticais desenvolvidos por diversos paisagistas:

Placa de Fibra de Coco, Quadro Vivo, Vasos Meia-Lua, Blocos Pré-Moldados e Wall Green, são apenas alguns exemplos.

Para quem não tem muito espaço e infraestrutura para instalar sistemas de irrigação, ou ainda, não dispõem de um ambiente iluminado, podem também criar Paredes Verdes de Plantas Artificiais, sem perder o charme e efeito que as mesmas dão no ambiente.

Hoje em dia já contamos com réplicas de ótima qualidade, que se passam facilmente pelas naturais.

Plantas pendentes costumam dar um belo efeito, assim como Samambaias, Avencas e as famosas Suculentas. Ainda há a opção de se criar um Jardim Vertical Suspenso com Buxinhos, que são bolas de folhagens.

image

Suportes manualmente trançados de Macramê fazem uma combinação adorável com vasinhos suspensos também!

A maneira mais fácil e barata de fazer um Quadro Verde é usando uma moldura e uma tela, para prender os tronquinhos das espécies escolhidas: os modelos artificiais costumam ter cabos dobráveis, facilitando a fixação deles na tela. A tela pode ser tanto plástica como a de galinheiro. Como não há necessidade de irrigação, descarta-se o uso de substratos e caixas para o armazenamento de terra: É só preencher a tela e colocar na parede! Super simples!

image

Agora que você sabe o que são Jardins Verticais, que tal começar o seu?

Aproveite a tendência e crie já um belo quadro verde de Suculentas! Há vários modelos deles, com uma boa variedade de cores e formatos. Sem dúvida, é uma experiência sensorial agradável e descontraída de se ter no ambiente!

image

Precisando, Kazza Fiori te ajuda no seu projeto, através do Projeto (Atacado)  KF! Para mais informações, clique aqui. Estamos à sua disposição: seja em nosso site ou redes sociais. Tendo qualquer dúvida, é só entrar em contato! Nos vemos no próximo blog!

17/06/2019

Newsletter

Receba promoções e dicas de decoração!